sábado, 29 de maio de 2010

Lembrando o que não deveríamos esquecer


Temos tão poucos ícones hoje
que realmente valem a pena,
que resolvi relembrar de algo sutil
que este, que foi um dos homens
mais brilhantes que já existiu entre nós,
citou.



"Há homens que lutam um dia. E são bons.
Há homens que lutam muitos dias. E são melhores.
Há homens que lutam anos. E são excelentes.
Mas há homens que lutam toda a vida.
E estes são indispensáveis."

Charles Chaplin
061.b cqe

domingo, 23 de maio de 2010

A essência é simples

É incrível
como se é preciso
ser extremamente complexo
para mostrar
a essencialidade do simples.
060.b cqe

Papéis


O intelectual existe como um tipo de ponte, o seu papel é fazer com que não seja admitido o niilismo fatal a que os filósofos, explícita ou implicitamente, anunciam como único fim se nada for feito, ou seja: não permitir o apodrecimento da esperança.
059.b cqe

Gosto apurado


Fui rico, por um breve tempo, apenas para dar valor ao que a vida material pode proporcionar de bom; porém ser pobre é muito melhor.
061.b cqe

Comunicação atual

"16. Idéias;

"Em tempos de novas tecnologias que encurtam os espaços da comunicação entre as pessoas, os valores de convívio social perdem espaço para a verborragia, a provocação barata e, até mesmo, para a truculência."

Chamada na página de índices da Revista Conhecimento Prático Filosofia. pg. 16 - No. 16.
057.b cqe

Cheio do jogo


Se não temos certeza
sobre o que vem depois;
não é melhor viver,
imaginando uma continuidade?
058.b cqe

quinta-feira, 6 de maio de 2010

A força da fragilidade


Não importa em que grau está situado nossa ciência sobre isso. O que importa é a ação. Uma consciência inteligente Uma consciência voltada para o bem. Uma consciência voltada para a evolução enfim A consciência amorosa; jamais deixa passar uma única oportunidade de fazer o bem. Está escrito De onde menos se espera mais se obterá. Mesmo aquele que pouco tem, muito pode dar. Só é feliz realmente aquele que pratica o exercício da doação. O instrumento do fraco consciente é a paciência resignada.

A força daquele que parece nada possuir reside na sua convicção serena e perene de dever com as Leis Superiores. “Era preciso que nos voltássemos para o simples” Leocádio José Correia

Da Série; vamos prorrogar a existência dos sentimentos


056.b cqe


sábado, 1 de maio de 2010

Das raras faltas físicas tão sentidas

Quando tá claro lembro dela,
e quando tá de noite olho pra lua.

Retalho do rascunho "Ela é o Meu Sol"

055.b cqe

Silente


“Deixe, abra um caderno, ponha diante dele uma folha em branco e espere.” A poesia nunca, jamais esteve presa, ela apenas precisava da chave. A chave que não liberta. Privada não estava; sim estava... ausente. Ausente para aqueles que não a entendiam. Nem toda a chave liberta. Quem entende-se preso; o está. Quem entende-se livre; mesmo em masmorras ri da triste sina do carcereiro carrasco. A prisão do liberto. Silêncio, lágrimas e gritos. A liberdade faz parte da poesia. Sinos dobrarão e a harmonia perfeita atravessará não apenas surdas distâncias. Ondas propagarão tempos e planos. Até que se entenda o não-tempo. Até que não mais precisemos entender. Até que apenas sintamos. 

056.b cqe
054.b cqe