sábado, 6 de julho de 2024

Ideias obsoletas

 









Se os alunos continuam sendo obrigados a frequentar escolas doutrinárias dogmáticas, não há o que ser feito em relação ao que vem acontecendo com eles... e não é apenas por conta da parcialidade do corpo docente; tornado mais, um cancro da nossa sociedade, originado deste vórtice de sandices seculares.






























Ideias com data de validade — Ok, se discentes precisam aprender sobre personalidades que permearam o passado, no entanto alguém deveria instruí-los de que, muitos destes personagens só o foram na época porque levantaram uma ou outra questão importante para àquele estado de coisas; eles não precisam e nem deveriam existir como uma bandeira a ser defendida nem mesmo algumas dezenas de anos depois, muito menos, séculos.












Estados são dinâmicos, portanto as ideias, quando possível devem ser realinhadas com as correntes de um sistema orgânico. Algumas poucas têm seu tempo de validade estendido ao poderem ser inteligentemente adaptada às novas correntes, enquanto uma série delas foram apenas pensadas para a sua contemporaneidade, míope ou pontual, levando em conta um processo estagnado e mais, contribuindo para eventos contrários ao bem comum, não sendo possível as encaixar sem entende-las inconvenientes frente aos caminhos diversos gerados mesmo sob um sistema político completamente arcaico.





























A falta de cultura, a baixa educação, a educação preguiçosa e direcionada, invariavelmente mantêm à tona assuntos que não mais deviam figurar na contemporaneidade.

Que falta de discernimento é, por exemplo, fazer com que todos estes colegiais saibam sobre quem foi Karl Marx e não parar aí; instigar adolescentes desavisados a levantar uma bandeira tão surrada quanto obsoleta quando esta deveria ser deixada entre a obtusas fileiras russas da esfacelada Europa do século XIX. Aqui, ela mais polariza que agrega?

























Não podemos culpar os professores, afinal os pensamentos atuais à época não surtiram efeitos justamente porque não foram devidamente aplicados ­­ diria até que o tiro saiu pela culatra, aumentando as diferenças entre o proletariado (acomodado, desorientado, fogo-de-palha) sob o mote de líderes oportunistas e a burguesia (instigada) e é por isso que hoje não apenas existem, porém se fizeram ainda mais essenciais e com muito mais poder de barganha. No entanto é preciso discernimento para entender o ocorrido, aceitando a derrota redirecionando as energias a promover pautas atualizadas ao novo estado formado e é justamente por não saber como fazer isso que a educação voltada para a formação do homem social sempre estará muitos passos atrás da burguesia daquele passado distante, da qual Marx era detrator; aquela veio se atualizando paulatinamente, na outra ponta, alquebrada, o que assistimos são professores dispersos e destituídos de vontades que preguiçosamente continuam malhando o judas.   

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