sábado, 10 de agosto de 2024

Do avanço da técnica

 








Do Homo Sapiens pensante ao Homo Faber autômato — De como a inteligência utilizada com afinco na busca de formas outras de se auto poupar fez com que o volume maior de homens não precisasse fazê-lo, tornando sua inteligência obsoleta, portanto, desvalorizando ambos.

 


*






 






Síndrome da calculadora

Cérebros atrofiados - Podemos ilustrar essa condição com a invenção da calculadora comercial; antes desse instrumento se tornar essencial ao homem comum, a maioria dos indivíduos colocava sua matéria cinzenta para funcionar ao resolver uma série de equações aritméticas. Ação completamente abandonada com a popularidade da calculadora, e assim se deu com uma série de instrumentos, culminando no surgimento da internet e agora da Inteligência Artificial, o que está levando nossos jovens a conhecer cada vez mais coisa sabendo cada vez menos como se desenvolver para chegar às coisas.

 


*








 




Ainda que subjetiva, a técnica sobrepuja o poder do homem usando-o como instrumento objetivo e assim o mantendo sob suas forças.

 




*

 










“O poder tornou-se autônomo enquanto sua promessa transformou-se em ameaça e sua perspectiva de salvação em apocalipse. Torna-se necessário agora, a menos que seja a própria catástrofe que nos imponha um limite, um poder sobre o poder, a superação da impotência em relação à compulsão do poder que se nutre de si mesmo na medida de seu exercício.”

Hans Jonas










012.ab cqe