"Será
o Homem um erro de Deus, ou Deus um erro dos Homens?"
...e Schopenhauer
- Taumatzein
... sinal
de espanto e admiração, diz Nietzsche: “eis aqui o verdadeiro sinal da aptidão
filosófica: a surpresa diante do que se
encontra sob nossos olhos”
Neste
ponto, o filósofo alemão estava de acordo com Platão, Aristóteles e Schopenhauer
que também ressaltavam a ideia de que a admiração é “o sentimento filosófico
por excelência”.
O Mundo
como Vontade e Representação - Schopenhauer cita Platão: “É pelo esforço de se
livrar de qualquer dúvida que o homem se torna filósofo, verdade que Platão
exprime dizendo que ‘o espanto – taumatzein – é o sentimento filosófico por
excelência”. Já Aristóteles na célebre passagem da Metafísica – Livro A, afirma
que o espanto é o que “leva e levou os primeiro homens à especulação
filosófica. No início, sua admiração voltava-se para as primeiras dificuldades
que se apresentavam ao espírito; depois, progredindo pouco a pouco, estenderam
sua investigação a problemas mais importantes tais como os do fenômeno da lua,
os do sol e das estrelas, e, enfim, á gênese do Universo. Ora, perceber uma
dificuldade e admirar-se é reconhecer a própria ignorância”.
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