sábado, 4 de julho de 2020

Exemplo a ser seguido!?!



Idade avançada não é sinônimo de exemplo a ser seguido. As lições do tempo inexoravelmente fazem a sua parte, cabe ao que assiste discernir se o comportamento do homem adulto é mecânico, ou seja, automático ou razoável, isto é, comandado. Temos a infância, a adolescência e a juventude para observar as práticas indecentes dos adultos; muitos deles, parvos também em escondê-las. Exercitar a não repetição do modelo prova que a máxima: o exemplo arrasta; nem sempre deve ser aplicada. Para livrar-se do legado pernicioso, observar o passado é o suficiente, não precisamos de enciclopédia alguma para adquirir maturidade.

A senilidade não é uma deficiência que ataca apenas o velho; muitas pessoas a apresentam em idades alegadas ao homem adulto, afinal na sua maioria estes senhores já não se lembram de o que consideravam ridículo em seus pais quando eram ainda jovens e sabiam que eles não eram um modelo a ser seguido.

Existe sempre o subterfúgio de escorar-se no instinto, porém já possuímos alguns poucos modelos de homens que demonstraram que a maturidade honesta consegue superar a animalidade descerebrada.


*



Um modelo para algum esclarecimento - Se há algo que todos deveriam entender como insuportável; é adulto pagando de jovem ou não sabendo se portar como tal; o comportamento horrendo do adulto que se presta ao ridículo é ainda pior que o adolescente se entendendo superior a tudo.

085.s cqe