sábado, 1 de junho de 2024

Decisões

 







Porque não? Porque sim? Somos acostumados a, sempre que temos uma vontade mais fugaz, perguntar; porque não? O que é bastante natural e bem interessante, afinal, porque também não mereço uma extravagância? A partir daí, é de bom tom, enumerarmos mentalmente, uma série de motivos a avalizar tal decisão: tenho trabalhado bastante; já estou com uma certa idade e sempre desejei isso; sempre quis ir àquele lugar; inaugurou agora e todos estão comentando; toda a turma vai etc., etc., etc,.










Nós merecemos tudo. Está bastante claro que temos o direito de comemorar e agraciar a nós próprios; nos presentearmos. Tomar uma bebida especial, comer em um restaurante exclusivo, fazer uma viagem, adquirir um bem. No entanto, na hora de decretar o, “porque sim”, seria conveniente perguntar; porque sim? É realmente importante? Isso fará diferença em minha vida e não apenas no meu bem-estar? Isto é, até onde há uma precipitação, uma impetuosidade vaidosa baseada mais em exposição do que um prazer pessoal; que grau de inconsequência não está sendo levado em consideração, na vontade do momento!










Em algumas condições, a prudência nos obriga à pergunta; o porquê da liberação? Por que devo ou mereço? Questionando-se também, se nessa impulsividade, não há um abandono contumaz do meu planejamento, não apenas venal, e daí: desperdício de energias vitais a serem desviadas de planos programados ou quem sabe, da minha evolução pessoal. As Vezes a gente pode, mas nem sempre deve. Este pensar fica ainda mais claustrofóbico ao pontuar aqui a acertada colocação, “tudo me é permitido, mas nem tudo me convém”, porém, a moderação, a ponderação, o comedimento, é uma chave que temos à mão cuja senha para sua utilização precisa sempre superar o crivo das respostas conscientes às perguntas; se esse é o momento e se devemos ou não acioná-la!








083.aa cqe