sábado, 24 de julho de 2021

Dos espelhos indesejáveis

 



Das imagens que não buscamos no espelho





“A tarefa não consiste em dominar resistências em geral, mas em dominar aquelas diante das quais se tem de recorrer a toda força própria, a toda a agilidade e maestria próprias no manejo das armas, em dominar adversários iguais a nós”.

 

Nietzsche; Ecce Homo




 



Quando Nietzsche na frase aponta “iguais a nós”, de repente fiquei imaginando que todos aqueles com quem venho me incomodando são também esses “nós”.





Aí nova perturbação; esse apontar, ainda que enalteça minhas vontades me rebaixa, ou no mínimo deve fazer com que eu me situe...





... e temos aí, uma vez mais este bigodudo inconveniente, o mestre xereta que não queremos encarar, sempre metendo no nosso, e o que resta é meter o rabo entre as pernas e acovardado: entender que me trato eu, também, ainda, de um vira lata perturbado.







 061.u cqe