domingo, 8 de fevereiro de 2009

O importante é pedir perdão

Veio até mim um amigo, gerente de uma empresa multinacional. Contou-me que deu com a língua nos dentes confiando em seu colega de trabalho, gerente de outra filial; ao contar-lhe que teve uma idéia excelente para que a empresa no Brasil melhorasse seu desempenho substancialmente. A história que se repete todos os dias na briga de foice na área trabalhista, acabou por penalizar mais um que por ingenuidade ou confiança excessiva deixou-se levar pela empolgação. Porém poderia ser diferente, poderia ser devido a certeza do que estava fazendo, afinal nem sempre é fácil conhecer realmente aqueles que nos rodeiam. O final da história acabou com meu amigo sendo mandado embora devido a depressão que abateu-se sobre ele, pois seu colega que vendeu muito bem a idéia alheia como sua para a diretoria na França: acabou sendo promovido a diretor. Meu amigo veio até mim com uma dúvida cruél; seu colega o procurou para pedir perdão e buscar uma reconciliação dizendo-se arrependido pois poderia vender a idéia como se fosse dos dois. O que fazer? Não é interessante colocar aqui minha opinião, porém entendi ser interessante lembrarmos sempre de que nosso próximo pode não pensar exatamente como acreditamos.