terça-feira, 15 de setembro de 2009

Frases combinadas



Poucas das raríssimas frases que podem ser separadas de milhares propaladas em dezenas de discursos diários pelo mundo hoje, coseguem ser emparelhadas ao que já disseram outrora os grandes que ao citarem-nas, mesmo embebidas em interesses, ainda era nada se comparadas com a busca globalizada, por uma única que seja, que ganhe os noticiários mundiais.


É muitíssimo mais fácil, mais cômodo, abrir a bocarra como se o entusiástico discurso tivesse inflamado nosso personagem e então, investido de coragem e amparado, no mais das vezes, pelo aval da mídia internacional que o elencou a tal status, brada com todas as forças do seu inexistente caráter algo que comove a todos pela coragem, não avistada comumente.


Balela. É no mínimo cômodo que hoje um político de “respeito”, defenda que “estamos nos enganando se pensamos que o povo não está vendo que nossa classe está se comportando, no mínimo, de forma omissa em relação ao que está acontecendo com o clima no mundo”, por exemplo.


Irresponsável, isto é o que é. Sabe ele que hoje não é mais possível uma assinatura solicitando o conserto de um buraco sem que a burocracia infernal do estado o proíba de fazê-lo. Demagogia desavergonhada; nos bastidores acabar-se-á em gargalhadas com seus cupinchas companheiros de conluio, pois entende que sem um consenso muito bem arranjado, muito bem montado onde todas as partes envolvidas concordem; – os realmente interessados apenas no que interessa que seja feito em benefício deste pequeno grupo – dificilmente o benefício, comum à todos indistintamente, será aprovado.


Geralmente a face avermelhada do ardor do discurso não quer dizer indignação. Aquilo não significa nada além do prenúncio – é patológico - de um péssimo humorista que ao contar uma piada, tenta a todo custo segurar o riso para não se delatar antes do seu final.




082.a cqe