domingo, 29 de janeiro de 2012

O último mal é real


A partir do último mal da Caixa de Pandora
iniciaram-se todos os outros



Na mitologia grega, Pandora, "a que tudo possui", foi a primeira mulher, criada por Zeus como punição aos homens pela ousadia do titã Prometeu ter roubado do Olimpo o segredo do fogo para dar aos homens.

Epimeteu tinha em seu poder uma caixa que outrora lhe haviam dado os deuses, que continha todos os males. Avisou a mulher que não a abrisse. Pandora não resistiu à curiosidade. Abriu-a e os males escaparam. Por mais depressa que providenciasse fechá-la, somente conservou um único bem, a esperança. E dali em diante, foram os homens afligidos por todos os males.

Como diz a história, a caixa só continha os males, e porque a insistência em registrar a história de maneira tal que a esperança é o único bem que restou na caixa!

Acontece que Zeus sempre entendeu os homens, e sabia que mesmo permitindo que Pandora mantivesse a esperança presa, ainda assim daria jeio o homem de possuí-la de alimentá-la, e se ainda a da caixa fosse liberada, o homem se fartaria ainda mais deste mal que o acomete, é da esperança que vem a inação.

“Se se tem apenas esperança perdido você está”, diz o Mestre Yoda, é preciso buscar a certeza, pelo menos uma certeza momentânea, náo há base na esperança, o nosso caminhar depende de nós próprios. Um mínimo de certeza, este deve ser o único paliativo até que seja encontrada um resquício de Verdade.

090.d cqe