quinta-feira, 25 de junho de 2009

Ódio nada mais é que incompreensão


Alguém faz a mim uma insinuação entre brincadeira, despeito e ignorância: “Você sabia que todo mundo te odeia?”

Ainda não considerando a leitura acima, porém ciente do seu existir, faço o que sempre faço ao agir exatamente de acordo com o esperado por meu “atacante” que é sempre a resposta afiada no contra ataque.

Penso por um minuto no clichê da manjada: “nem Jesus agradou todo mundo”, mas não eu; inverto o jogo e amenizo ao responder de pronto que isto é fácil; odiar é fácil, quero ver amar. Odiar a tudo e a todos destilando nossas mazelas e recalques é lugar comum entre nós, somos bons nisso; qualquer um faz.

Porém não convencido do que disse: começo, sozinho, – quem é odiado geralmente vive só – à mesa, – estou no meu horário de almoço – lucubrar sobre a questão, e chego à conclusão de que o ódio nada mais é que incompreensão, o fato de não compreendermos o outro, aliada a nossa costumeira falta de respeito faz com que, ou melhor, deixa tudo propício, tudo mais fácil para que o ódio se instale.
É mais cômodo odiar.

021.a cqe