sábado, 19 de fevereiro de 2011

Uma vez à margem esqueça o denso leito



Se a vida insiste em apresentar-lhe a margem e esta por si só tem se feito indecifrável, mantenha-se firme no propósito de desvendá-la, por mais que o leito perturbador teime em sondá-lo fazendo às vezes do “provocador”, lembra o dito: “A cada dia basta seu mal”.

-0-

De que realmente interessa aprofundar-se na densidade do pensar ou do que nos ditaram há muito os Grandes, ou mesmo especular sobre previsões e pseudo certezas de quanto fantástico é nosso universo, do ponto de vista dos especialistas de plantão, mesmo carregado da certeza de o quanto somos incultos para o que ainda será desvendado; se não se constitui você da parte mais interessante das partes ou não se tratando de um pesquisador verdadeiramente sério e honesto?

Na pesquisa assim como em qualquer empreitada de singular nota só existe uma forma de moldá-los condignamente, é com uma atenção total a eles; com uma devoção religiosa, tão austera quanto à de um velho samurai oriental.

Se até um inimigo, como também já foi dito, deve ser respeitado, o caminho, após escolhido, materializar-se-á a você passo a passo, espreitando-o; então ele, entendendo-se venerado, definitivamente, fará contato contigo, ele será seu maior amigo, ele será um com o ir e vir do seu coração. Não se trata mal um amigo, porém um caminho deve ser ainda mais respeitado. Assim que escolhido, ele sentirá você, porém o caminho é paciente, ele sempre estará lá, para ele só existe o presente, eterno, uma vez negligenciado essa regra, ele entende como um desrespeito, e não mais se abre para o caminhante.

046.c cqe