domingo, 9 de dezembro de 2012

Em busca da comunicação diferenciada...



Se, como dizia o filósofo, a comunicação serve apenas para expressar o “médio”, devemos partir do princípio, assim sendo, obviamente, que somente haverá o despertar para o superior, uma vez suplantado esse “médio”; e como, e quando, se nem mesmo o que o filósofo disse entende-se?

Buscamos despertar, aguçar o sentido, do que pode (se é que há) haver no texto, e, uma vez descoberto isto, se o leitor, se o buscador conseguir fugir das garras do tempo possessivo e, por um longo espaço deste, pesquisar no que o filósofo denominou como necessário para o único entendimento: o entendimento em comum entre autor e leitor; é possível que uma nova porta exclusivíssima seja acessada e o médio comum nada loquaz ou da inexistência do loquaz (ou mesmo do loquaz comum), talvez transformasse o que ele repetia sobre o fato de que “em toda a fala há um grão de desprezo”. Entendendo a não necessidade da comunicação fútil ainda que não exagerada, mas totalizada, mesmo em ambientes que se preze.

 Assim, se a nossa busca fosse possível, em um momento único, um insight, a conexão poderia ser alcançada... tão ou mais impossível isto, quanto o decifrar deste.

-0-

Texto criado a partir da leitura do livro As ilusões do eu – Spinoza e Nietzsche, Civilização Brasileira/RJ; p.216 a 219.
091.e cqe