domingo, 19 de maio de 2013

Errando com as sobras





      
        Quem assistiu ao Programa Livre da TV Cultura da última segunda-feira (13/05), onde o bastante lúcido Mario Vargas Llosa deu uma grande demonstração - se comparado ao que o comum considera opinião inteligente – com palavras e conhecimento de o quanto a nossa civilização está próxima, a continuar neste processo de mero coadjuvante autômato, de finalizar a construção da derrocada total de toda uma espécie.

        Por certo que não nos auto extinguiremos, mas jamais voltaremos a ser como éramos: pessoas com sentimento e senso crítico. E ainda menos, seres detentores de sensibilidade. Para alguns, assim como para nós que construímos esta opinião, isto é um fim; um termo, e dos mais deprimentes.

A cada dia mais, compactuo com o escritor, caminhamos para o ser fantoche; o ser autômato; a pessoa comandada; programada para pensar o que pode, ou o que é melhor ser pensado; acrescento: sem discernimento algum fora do comando regular; padrão. Alheios, teremos nossos pensamentos direcionados por um sistema mecânico pré determinado. Não conseguiremos transformar as máquinas em pessoas, e sim, definitivamente nos transformaremos em robôs frios e insensíveis, e, como já afirmam acertadamente alguns cientistas: aos poucos haverá uma mescla e logo teremos espécimes de difícil avaliação sobre se se iniciou como humano ou inicialmente, foi montado.

O orwellismo assustou por sua narrativa denunciar um sistema imposto; opressor e de castração total. O que deveria assustar agora é justamente o oposto. Não existirá castração, não existirá opressão, o que regula agora é uma espécie de fartura ilusória, uma sensação de que tudo está muito bem, uma espécie de comunidade feliz, comunidade do bem, onde, se todos assumirem este estado de bem estar, não é preciso se preocupar com nada, é o paraíso. Tudo ficará bem, e isto acontecerá logo, assim que todo o comando souber como conter a violência com medidas duras, assim que muito dinheiro for investido na paz de seus cidadãos, isto nos dará uma sensação de tranquilidade, porém não mais haverá o exercício do pensamento, esta será uma perda irreparável, pois tudo virá mastigado, enlatado, ainda mais descartável; pronto. Não precisaremos mais nos incomodar com coisa alguma.

E a exemplo de hoje, deveremos entender os maiores absurdos para ancestrais que de alguma sorte pudessem assistir em que nos transformamos, como ações absolutamente normais. A cada dia mais teremos enraizado em nosso pensamento a consciência de que é assim que é – não há necessidade de luta, não há necessidade de discórdia ou revolução, tudo está rodando direitinho como determina os criadores do sistema mecânico perfeito. Ao menos uma opção do que foi escrito terá dado certo: finalmente poderemos nos entender como iguais.

        Que as palavras de analistas como as ditadas pelo senhor Llosa assustam e pouco serão ou são levadas a sério, é previsível, porque a própria história demonstra que todo aquele que tentou enfrentar, apenas com argumentos contraditório as regras do establishment, não teve sucesso algum. E quando muito, ou muitíssimo mais tarde foram analisar os compêndios abandonados e apenas arquivados como histórico: entendeu-se, - sem que houvesse mais tempo para a mudança – que aquelas eram palavras a serem creditadas, aquelas foram ideias bastante pertinentes ao momento obscuro que culminou com a vida absurda que se vivia (vive) então.

      Por sua vez, ao ouvirmos a narração afirmativa do escritor, embora sucinta e resumida, não podemos deixar de concatenar seu pensar acertado com o nosso analisar mais profundo, e então, tentamos casá-las, também, a nossa maneira. E entendemos que é apenas desta forma que será possível aceitar como viável o continuar deste nosso plano momento.

Não é possível encontrar literaturas de fácil entendimento ou claras, devido à dificuldade do assunto para corroborar nosso pensamento. Por este fazer referência às dobraduras do universo, Multiverso ou sobre o paralelismo que se dá com uma constância ainda incompreensível para muitos dos maiores cientistas e pesquisadores da área.

Isto se dá, para estes estudiosos, principalmente devido à falta de ferramentas que possibilitem, que consigam encontrar fugas, ou formas de sobrepor, suplantar a referência comum a eles, ou seja, nossas referências são inócuas frente ao universo abissal que se desdobra incompreensível e invisível fora de nosso parco domínio mental. E isto se torna ainda mais incrível ou fantástico de se expor quando nossas referências precisam ser tolhidas ainda mais pelos incompreensíveis limites da ciência que exige a prova de tudo. Existem milhares de centenas de exemplos de sucesso que alavancaram a abertura da mente comum e consequentemente o desenvolvimento por ter se lançado no fantástico sem os benditos colchões salva vidas, mas trava-desenvolvimento chamado regras pré estabelecidas que tratavam do: somente é passível de crédito se pode ser provado.

De posse disso tudo é fácil entender, depois de prestar atenção em algumas palavras do senhor Llosa que nosso universo atual caminha a passos largos para o que podemos denominar uma espécie de bagaço de cana, onde mesmo que ainda se constitua uma matéria prima rica em propriedades, não passam de restos limitados; e não é mais possível uma reversão do processo para que então se obtenha materiais nobres. A única solução possível é se arranjar com o que sobrou, porém a gana de alguns manufaturadores continua em alta, e mais uma vez o que precisa ser feito, a única opção é continuar sobrevivendo; adaptando-se de posse de uma mentalidade imutável no que se refere ao conjunto produção e consumo sem nunca levar em consideração que continuamos errando em uma rota de retorno impossível.

P.S. Assim como o bagaço da cana, o Planeta Terra continua sendo utilizado de várias formas inapropriadas, sem a preocupação com o futuro, porém este não é o ponto principal, afinal isto é matéria, e para suplantar isto temos as maiores universidades e a cada dia mais nos superamos como seres inteligentíssimos tecnologicamente falando; é certo que tiramos leite de pedra, significando que de uma forma ou de outra, sobreviveremos, porém, e com a corroboração do senhor Llosa, não se pode dizer o mesmo com relação ao desenvolvimento do humano como humano, como ser pensante, como pessoas preocupadas em evoluir mentalmente no que diz respeito a valores, por exemplo. Assim, a julgar pelo andar da carruagem, quando nos dermos conta disto, já não será mais possível que se obtenha um ganho em massa nesta questão.

043.f cqe