sábado, 11 de julho de 2015

Ideologia; apenas política

Todo o didatismo dos últimos cinco séculos voltado ao material humano resultou inócuo - o pensar que transformaria o homem. Afora algumas receitas que puderam ser ministradas em consultórios médicos – visando apenas e unicamente à melhora ou ao acerto pontual do paciente - a pretensão de todo daquele que pensou o valor humano ficou estagnada em seus livros que mais serviram para torná-lo uma celebridade. Menos em universidades e mais no mundo laico por conta das oportunidades de negócio geradas através de seus esforços que, a bem da verdade jamais saberemos onde seccionar as pesquisas prudentes dos estudos devotados tão somente ao bem comum, daqueles desviados prematuramente ao que lhe daria a tão sonhada notoriedade verdadeiramente histórica.

Desdenho de seus esforços reconhecidamente universitários em detrimento ao estouro do resultado de suas energias nas imprensas do mundo, por um único motivo: são muito mais fáceis olhos de rapina voltados ao comercial enxergarem um filão do que renomados catedráticos que se dizem colegas de cadeiras elevarem um dos seus ao panteão de herói a menos que seus avanços aconteçam a olhos vistos. E isso por que; por conta do maldito imediatismo. O primeiro busca o sucesso imediato junto as suas ideias e o segundo as reconhecerá minimamente fazendo com que apenas a posteridade lance luz aos merecidos esforços. Essa conta creditada a vaidade de um e a inveja do outro, cobra o ônus do reconhecimento indevido deixando grande parte do trabalho a vingar, enterrado. 

O homem vem, há décadas, não tendo mais tempo para cuidar de si mesmo. Não é estimulada mais à vontade que o desperta. A despeito de tudo, o meio científico precisa admitir que ainda, a religião, mesmo em sua claudicância, conseguiu mais que seus pensadores.

Definitivamente, assumimos que somos terráqueos, ou seja, materialistas. E para estes – aceito isso - é mais importante sobreviver e prosperar, - voltar-se a cultura dos holofotes - a tentar teses que se ajustem na construção efetiva: que tragam à luz elementos essenciais a deixar nosso desenvolvimento próximo de uma sociedade voltada tão somente à evolução positiva e harmônica; que venha a acenar com algum direcionar determinantemente eficaz ao desenvolvimento humano.

Em suma, volta-se o antes dedicado estudioso ao que agora remunera. E o que bem remunera, o que proporciona status... é estar sob o foco dos acontecimentos. Principalmente se se está fazendo acontecer, ainda que seu trabalho tenha sido prejudicado na essência do caráter puro; são. Da escolha feita já há bons anos; pois agora, descoberto os meandros que fazem o homem prosperar. Entende que descobrimos que adequando a política, convertendo-a para a sobrevivência ladina, ardilosa, nada mais interessa que abandonar definitivamente o pensar que transformaria o homem em uma disciplina gratificante, um exercício ou até mesmo em um passa tempo, porque não... pragmático; enquanto a sobrevivência, uma vez mais, fica relegada aos perrengues de cada um, afinal, é certo que a implantação de qualquer cultura nova passa pela política do estado, e esta acaba no círculo vicioso do que ela própria reza.

*

Existe sempre a discussão por parte dos pensadores sobre a constituição do caráter humano, como ele pode crescer individualmente, ou estas coisas, mas não entendo o porquê dessa dúvida gerar tanta discussão se é certo que vivemos em sociedade, e até que aprendamos o significado disso, sempre dependeremos uns dos outros. E, de posse desse entrave, vamos criando uma mescla de vontades, leis, princípios forjados ou entendidos como mais acertados àquele grupo e as tradições, por exemplo. Mas tudo, ao final, estará disposto às leis que terminantemente irão moldar-se mediante o movimento para lados opostos ou não da mesma comunidade, ou seja, ao final é mesmo a política - reduzida à gestão - com suas representações mais ou menos interesseiras, independentemente da justiça ou concomitante a justiça negociada; conchavos e acertos que moldarão vontades do seu presente que receberão o ônus ou o bônus do partido escolhido. Não há o que ser discutido aqui. O caráter fraco será o resultado desse barril de conservas e ira somar no indigesto resultado seguinte, já o caráter forte, conviverá com isso, sofrendo a seu modo.


094.i cqe