sábado, 3 de fevereiro de 2018

Uma história triste




Dizem que uma vez aconteceu: um seguidor de Hazrat Maomé foi com ele para a mesquita com intenção de orar, fazer a oração da manhã. Era verão, de manhã cedo, e quando eles estavam voltando, muitas pessoas ainda estavam dormindo em suas casas ou simplesmente na rua; uma manhã de verão e muitas pessoas ainda dormiam... 






O homem, muito arrogante, disse a Hazrat Maomé: “O que vai acontecer com esses pecadores? Eles não foram fazer a oração da manhã.”

E esse homem tinha ido orar pela primeira vez. No dia anterior ele também estava dormindo como esses pecadores. Um novo rico quer expor, mostrar, até para Maomé: “Hazrat, o que vai acontecer com esses pecadores? Eles não fizeram a oração da manhã, são preguiçosos e ainda estão dormindo.”

Maomé parou e disse: “Você vai para casa, vou ter que voltar para a mesquita de novo.”

O homem disse: “Por quê?”

Ele respondeu: Minha oração da manhã foi desperdiçada por sua causa; fazer companhia a você destruiu tudo. Vou ter que fazer a minha oração novamente. E você se lembre, por favor, de nunca mais voltar – melhor seria se estivesse dormindo como os outros; pelo menos, eles não eram pecadores. Sua oração fez apenas uma coisa – lhe deu a chave para condenar os outros.” (P65)




Em O barco vazio
Reflexões sobre as histórias de
Chuang Tzu
OSHO









071.o cqe