sábado, 12 de maio de 2018

Gestalttheorie



A discussão é a energia motora de todo o sistema que se quer atual



O que amarra a palavra e então a torna ainda mais livre!?!

Se por um lado a nossa obrigação natural ao evoluir agarra-se a qualquer arresta ou protuberância para observar novos horizontes e divisar o velho do contemporâneo ao mesmo tempo somos avessos à progressão plástica e, independentemente dessa falha continuamos. E, nossa ponta de lança, nossa broca de videa a perfurar o desconhecido é a comunicação que obviamente se faz por palavras; estas, sempre livres e adaptáveis não apenas se mimetizam como se permitem as mais inverossímeis vontades de inimagináveis, criativos, ousados e porque não insanos autores, fazendo jus ao que disse o poeta, “as palavras têm a leveza do vento e a força da tempestade” e podemos acrescentar, atrelando ao contexto, que assim como ambos, elas são vistas e sentidas a maneira de cada um que por elas seja alcançado. Desse modo é adicionada a palavra criada novas nuances, dando-lhe configurações outras, tornando-a instrumento ainda mais poderoso a romper a barreira inculta do homem que insiste, diferentemente dela, a invariavelmente esconder-se ao lançar mão de instrumentos justamente criados para seu avanço.


A palavra não pode, jamais, receber a conferência de pronta. Receptora natural, livre e sempre suscetível; é aglutinada a sinonismos regionais, culturais ou tão ou mais importantes, surreais, tendenciosos ou efêmeros. Elencados por modismos, e nem por isso os abandonará. Direito adquirido; uma após outra, suas agora parceiras tornadas semelhantes; almas gêmeas. Somam a transformando, menos em um instrumento pesado, mas, a cada passo, o amálgama epistolar lhe confere novos poderes. Enquanto outro apêndice lhe é aglutinado, aumentando sua leveza, ampliando obrigatoriamente sua abrangência, seu alcance; sua riqueza passiva.


“Nunca deveis utilizar uma palavra nova, a não ser que ela tenha estas três qualidades: ser necessária, inteligível e sonora.”
Voltaire
      





015.p cqe