sábado, 25 de agosto de 2018

Heráclito de Éfeso – Fragmentos




- Este logos, os homens, antes ou depois de o haverem ouvido, jamais o compreendem. Ainda que tudo ocorra de acordo com este logos, eles parecem não ter experiência, cada vez que experimentam palavras e atos tais como os exponho, analisando cada coisa segundo a sua natureza e interpretando-a como é. Os demais homens ignoram o que fazem quando acordados, assim como esquecem o que fazem durante o sono.

- Por isso, é preciso seguir-se o comum. Mas, apesar de o logos ser comum, a grande multidão vive como se cada um tivesse um entendimento próprio.

- Se a felicidade consistisse nos prazeres do corpo, deveríamos considerar felizes os bois quando encontram ervilhas para comer.

- Tudo se faz por contraste, da luta dos contrários nasce a mais bela harmonia.

- A grande multidão não entende estas coisas, mesmo quando as encontra em seu caminho, e não as entende quando ensina; mas pensa saber.

- Quem não espera, não encontrará o inesperado, que é inexplorável e inacessível.

- Este cosmo, igual para todos, não o fez nenhum dos deuses, nem nenhum dos homens, mas sempre foi, é e será um fogo eternamente vivo, acendendo-se e extinguindo-se conforme a medida.

- Homens que amam a sabedoria precisam ter muitos conhecimentos.

- Há uma coisa sábia: conhecer o pensamento que governa tudo através de tudo.

- Mesmo percorrendo todos os caminhos, jamais encontrarás os limites da alma (psyche), tão profundo é o seu logos.

- Não devemos fazer conjecturas apressadamente sobre as coisas mais elevadas.

- Descemos e não descemos para dentro dos mesmos rios; somos e não somos.

- Se ouvirem não a mim, mas ao logos, provarão ser sábios se admitirem que tudo é um.

- A guerra (polemos) é pai de todas as coisas, rei de tudo; de uns fez deuses, de outros homens; de uns, escravos, de outros, homens livres.

- A harmonia invisível é superior a visível.

- Aproximando-se, o fogo julgará e apreenderá tudo.

- Assim como a aranha no centro de sua teia sente quando uma mosca rompe um de seus fios e por isso corre rapidamente como que apreensiva pela ruptura, do mesmo modo a alma humana, ao ser ferida alguma parte do corpo, acode apressadamente, como que não tolerando a lesão do corpo ao qual está ligada firme e harmoniosamente.

- Do logos, com que mantêm um contato constante, os homens discordam; e as coisas que encontram todos os dias lhes parecem estranhas.

- Não se pode entrar duas vezes no mesmo rio. Dispersa-se e se junta novamente, aproxima-se e se distancia.

- O senhor, cujo oráculo está em Delfos, não se oculta nem se revela, mas dá um sina (semainei).

- Pensar sensatamente é a mais elevada perfeição; a sabedoria consiste em dizer a verdade e agir de acordo com a natureza, ouvindo a sua voz.

- O pensar sensatamente é comum a todos.

- Aqueles que falam com inteligência devem apoiar-se no que é comum a todos, como a cidade (polis) em suas leis, e mais ainda. Todas as leis humanas nutrem-se de uma lei divina, que estende o seu poder até aonde quer, é bastante para todos e tudo, e ainda os ultrapassa.

- A alma possui um logos que aumenta a si próprio.

- Todos os homens podem conhecer a si mesmos e pensar sensatamente.

- A natureza tende (philie) a ocultar-se.


078.p cqe