sábado, 14 de março de 2020

Nikos Kazantzakis












“A poesia é o sal que impede as pessoas de apodrecer"




















"Quando você luta pela liberdade [...] você já é um homem livre"














“O tempo tem sido para mim um bem supremo. Quando vejo os homens passear-se, ou gastar mal o seu tempo em discussões vãs. Tenho o desejo de ir a uma esquina e estirar a mão como um mendigo e dizer:

‘Dei-me uma esmola, boas pessoas; dei-me um pouco do tempo que perdeis, uma hora, duas horas, o que quereis’.”
















"Se acreditarmos apaixonadamente em algo que ainda não existe, nós o criamos. O não-existente é aquilo que não desejamos suficientemente."




















“Sou fraco, efêmera criatura feita de barro e sonho. No entanto, sinto todo o poder do universo girando dentro de mim.“

















"As portas do céu e do inferno são adjacentes e idênticas."























"... Quando você vai pra selva, o único lugar que você pode confiar é o que você tem consigo próprio."













"Professores ideais são aqueles que se transformam em pontes e que convidam os alunos a atravessá-las, e depois de ter auxiliado na passagem, entram em colapso de alegria, incentivando-os a criar pontes a partir de suas próprias."













"Que coisa simples é a felicidade: uma taça de vinho, uma castanha assada, um braseiro espalhado, o som do mar... Tudo o que se necessita para sentir que a felicidade está aqui e agora é um coração leve e simples."








Nikos Kazantzakis






Da série; vamos prorrogar a existência dos sentimentos

031.s cqe