sábado, 1 de outubro de 2011

Peccatum aeternum



Pecado Perpétuo




Quantas serpentes podem ter sido sentenciadas a morte por verdadeiros assassinos apenas pelo fato de que incautos acreditaram nas estórias que lhes contaram, considerando-as assim responsáveis maléficas, por levarem a mulher a pecar.

Quem poderia ser o maior pecador:

A serpente...

... aquele que mata um ser indefeso de sangue frio que dificilmente ataca o homem sem que seja provocado...

... ou aquele que criou a estória?




-0-




- Senhor, disse Dona Raposa, naquele tempo que Deus expulsou Adão do Paraíso, Ele amaldiçoou a Serpente que havia aconselhado Eva a comer do fruto que Havia proibido a Adão. E daquele tempo até hoje todas as serpentes são horríveis de se ver, são venenosas, e através da serpente vieram todos os males que existem no mundo. Por isso, um sábio homem fez expulsar uma serpente do conselho do rei, serpente que o rei muito amava.




O Leão pediu à Dona Raposa que contasse esse exemplo.




- Senhor, disse dona Raposa, um rei tinha ouvido falar de um santo homem que tinha grande sabedoria, e mandou procurá-lo. Aquele Sato homem veio ao rei, e o rei pediu que ficasse e o aconselhasse a governar seu reino, repreendendo-o caso visse algum vício nele também percebido pelas gentes. O santo homem esteve com o rei com a intenção de aconselhá-lo a fazer boas obras e a esquivá-lo do mal.

Um dia aconteceu de o rei ter seu Conselho reunido para discutir um grande feito que havia acontecido em seu reino, Próximo daquele rei estava uma grande serpente, com a qual o rei se aconselhava mais fortemente que todos os outros. Quando viu a serpente, aquele santo homem perguntou ao rei o que significava ser rei nesse mundo, e o rei disse: “- O rei está estabelecido nesse mundo para significar Deus, isto é, o rei deve ter justiça na terra e governar o povo que Deus lhe deu para comandar.” “- Senhor”, disse o sábio, “qual besta foi mais contrária a Deus quando Ele criou o mundo?” O rei disse que foi a serpente. “-Senhor”, disse o sábio, “de acordo com essa resposta, vós deveis matar a serpente, pois cometeis grande pecado ao tê-la em vossa corte. Porque se vós representais a imagem de Deus enquanto sóis rei, deveis odiar tudo o que Deus odeia, quanto mais aquilo que ele odeia mais fortemente.”




Após as palavras do santo homem, o rei matou a serpente sem que ela pudesse se auxiliar com sua arte ou astúcia.



Retirado do livro: Lúlio, Livro das Bestas, p,57 Escala-SP


Que possa nos perdoar todo aquele que por ventura assim como nós quase não vê motivo louvável para representar uma vez mais esta horrível estória (nota nossa)

047.d cqe