domingo, 17 de fevereiro de 2013

Ainda um pouco mais sobre o...




...”não a metafísica”.

Kant disse

“esse destino singular” coloca-nos questões que não podemos responder nem recusar.


Toda a metafísica teria fracassado dizia, devido ao fato de existirem questões inevitáveis, porém insolúveis.

Observação retirada do livro: 
As ilusões do eu – Spinoza e Nietzsche
Civilização Brasileira-RJ, 2011


Então 

No momento entendo que assim continua... Se, por sua vez temos ainda as antigas discussões, as temos somente entre aqueles que não possuem a solução por pura imaturidade, afinal a dúvida ainda restante, deve ser vista mais como algo similar a uma falta de crença no poder a sua volta e que assim esteve por todo o sempre, por isso é normal àquele que não está pronto manter-se colecionando apenas as dúvidas. Por outro lado, um outro que uma vez pressente o limiar das soluções, afasta-se das discussões por se tratar elas agora apenas de estática em um pensamento que precisa manter-se limpo, ou justamente porque entende que a metafísica é irmã do mistério e como sabemos, eles desaparecem apenas para aqueles que os decifram. A partir de então, jamais por egoísmo e sim por ter atingido o inebriante estado sutil da percepção, cessa finalmente com toda e qualquer discussão mais séria. É o estado de conter-se e contentar-se. Seus esforços foram recompensados. E na ânsia do novo, a aura do êxtase os enclausura. A sós em suas redomas... já não precisarão mais discutir.



-0-

Poucos foram os pensadores que souberam driblar a crítica funesta da camada imediatamente inferior a eles, pois para isto uma das opções era colocar suas citações em linguagem amena, para então driblar a crítica iletrada e sujeita a tudo. E que só o que espelha vê.

Esta, - mesmo que vazia para aqueles – mais para se creditar com a superioridade vã sobre seus ouvintes, apesar de totalmente ignorante em relação aos seus detratados, evidenciavam assim, apenas a síntese; o ácido de um oceano de mel disposto por algumas poucas sumidades que simples mortais deveriam entendê-las inacessíveis, do seu ou mesmo de outros tempos.


012.f cqe