sábado, 10 de setembro de 2016

Independentemente do mensageiro...


...o que importa é a mensagem.


“(...)Por que se não houver segurança aqui em casa, não pode haver segurança no mundo”

Franklin Delano Roosevelt



“(...)Roosevelt não viveria para ver o fim da guerra, nem haveria nenhuma promulgação de sua nova declaração dos direitos. Se ele tivesse vivido e sucedido, todo o americano independentemente da raça teria tido o direito a um emprego descente, um salário para viver, plano de saúde universal, uma boa instrução, um lar com preço acessível, féria pagas e uma pensão adequada. Nada disso aconteceria. Nenhum americano teria garantia de nada disso, mas as pessoas da Europa e Japão conseguiram esses direitos para todos. Como isso aconteceu? Depois da guerra, as pessoas do governo Roosevelt, viajaram para ajudar a reconstruir a Europa. Durante esse tempo novas constituições foram escritas para as nações derrotadas que foram; Alemanha, Itália e Japão. A constituição italiana garantiu direitos iguais a todas as mulheres, isso foi em 1947. A constituição alemã diz que o estado tem o direito de se apoderar das propriedades dos meios de produção para o bem comum, e eis o que escrevemos para os japoneses: todos os trabalhadores tem o direito de organizar um sindicato, e a liberdade acadêmica é garantida. Nos sessenta e cinco anos seguintes, nós não nos tornaríamos o país que Roosevelt queria que fossemos, ao invés disso, nos tornamos isso (imagens das casas tomadas pela água durante o furacão Katrina). Me lembro de pensar durante a inundação do Katrina: porque são sempre os pobres que tem que sofrer com a desgraça. Porque Bernie Madoff nunca está em cima do telhado pedindo ajuda. Ou os chefes do Citibank ou do Goldman Sachs ou os caras do fundo Hedge; ou o diretor geral da AIG. Nunca são esses caras. São sempre os pobres; eles jamais ganharam um pedaço da torta porque os ricos pegaram tudo e deixaram eles com nada, deixaram eles morrerem. Eu me recuso a viver num país como esse, e não vou embora.
Nós vivemos num dos países mais rico do mundo. Todos nós merecemos um emprego descente, assistência médica, uma boa instrução, um lar para chamar de nosso. Todos nós merecemos o sonho de Franklin Roosevelt, e é um crime não termos isso, e nunca teremos enquanto tivermos um sistema que enriquece poucos as custas de muitos. O capitalismo é um mal, e você não pode controlar o mal, você tem que eliminá-lo e substituir por algo que seja bom para todas as pessoas e isso é algo que se chama democracia.

Sabe; eu não posso mais fazer isso, a não ser que aqueles que estiverem assistindo isso em algum lugar queiram* se juntar a mim; eu espero que você assista, e, por favor, andem logo”.

Michael Moore; no documentário
“Capitalismo, uma história de amor.”

*Michael, como fazer isso se eles nos mantém ocupados os enriquecendo? Se paro e vou para a frente da Wall Street protestar não consigo pagar a hipoteca que me enfiaram no... com suas propostas bem embaladas com vídeos promocionais e suas loiras charmosas devidamente usadas para me convencer! Desculpe.


080.L cqe