sábado, 3 de maio de 2014

Indevidamente desmitologizado



Também entendo que precisaríamos voltar a observar o mito, - avalizando o estudioso Joseph Campbell. Vejo que os jovens, desde sempre, conservam seus mitos, seus heróis particulares da mocidade, mas os mantém como únicos por até uma vida, porém me parece que os velhos mitos, que, equivocadamente, a juventude os têm como arcaicos para seu modo contemporâneo tecnológico e ultra moderno, somando ao fato que conservam suas certezas sobre ter havido uma escolha errada por parte dos antepassados, - afinal, tudo parece ter dado errado – concluem então, que o passado deve continuar frequentando apenas os livros de história.

Como sempre, descuidados, é certo que suas conclusões não sejam válidas; alguém deveria lhes falar que foi somente a minoria que perpetuou-se no comando que insistiu em deturpar o heroísmo mítico fazendo com que os menos atentos, (a maioria) continuassem trilhando por caminho obscuro. E, ainda que entendessem que até os mitos caem, jamais compreenderiam por que isso acontece, fato é que ao que parece essa validação não se dará, para desespero dos defensores mais radicais da bandeira de J. Campbell, o que se pode concluir é que não existirão mais “Josephs Campbells” no futuro, porque, agora sim, são raros os mitos que valerão a penas ser perpetuados.

*

A mitologia aprendida com seriedade desenvolve no adolescente um sentido de responsabilidade, de certa forma são heróis de verdade e, não é preciso muito para que nos entendamos superiores também; filhos de Zeus ou Júpiter, irmãos de Sócrates, e co-partícipes da Ilíada. Em determinadas regiões, é mais fácil sentir-se descendente de Apollo que do Cristo, porém tudo acaba sendo a mesma coisa; é preciso entender que a importância do mito está na modificação do ser e não na leitura; na compreensão ou deturpação errada do mito. Muito mais tarde, todos entenderemos, ao ser equalizada a fatura, que tudo estava certo.  


093.g cqe