sábado, 26 de agosto de 2017

Ruim com; pior sem...


...ainda que o resultado venha se mostrando um desastre.

- Nietzsche; talvez Paulo previra que a Arte; a essência da Beleza Grega não vingaria entre as gerações vindouras dos homens de má vontade, ou; quais será foram, no momento da queda, os segredos do Cristo para com ele!?! Provavelmente ele fora de alguma forma alertado sem que tenha sido pontuado – não podemos aventar a incerteza desta ciência. Onde, ainda que profanando conscientemente templos e tempos míticos, sabia que o cristianismo, mesmo que não passasse como sua vontade aguerrida de apóstolo máximo do cristianismo; e aí há que se dar um voto de confiança – observado sob o seu ponto de vista -, afinal é factível avaliar sob o ângulo de seus excepcionais esforços onde é fato entrever que a humanidade poderia ser menos ordinária com ele observando que: o que seria dos gregos e do resto do mundo se o cristianismo não amenizasse minimamente o que veio a acontecer com o homem – onde ele se mostra ainda pior do que sua observação mais adjetiva?


Ok, um adendo; vamos considerar a inquisição um ponto fora da curva e os abusos do clero em geral uma intervenção humana; uma infiltração do homem abjeto realmente profanando, ou se utilizando de uma ferramenta magnífica para seu bem comum; isso é próprio nosso – a natureza rasa, material, ainda no comando. Não podemos nos furtar a isso, a vileza humana se vale das mais inusitadas máscaras para esconder suas vontades mais desprezíveis.

Talvez agora você conseguisse aceitar que o homem deu provas suficientes de que poderia ser ainda mais indolente sem eles por não ter previsto que a vontade que pregastes cada um de nós possuirmos é muitíssimo mais difícil de acessar nas condições em que nos encontramos – o caos vigente mostra que sua vontade tornou-se utópica; ou estou me precipitando e tão somente rumamos ao finalmente pregado colapso; o niilismo que fará com que a má erva arda.


Para corroborar esta análise recordemos que Goethe já afirmava: “Agradeço a Deus por não ser jovem em um mundo inteiramente liquidado”, no entanto, não se pode subestimar o homem sobre sua vontade de revolver-se em seu próprio meio, afinal, diferente do pregado por Goethe, o mundo conseguiu arrastar-se até agora sob aspectos ao próprio, a ele e mesmo a você; inimagináveis.

O símbolo ainda mais preciso da humanidade decadente; um rico e superlativado resumo de suas previsões. Parte do que seria e é a humanidade se satisfazendo com o arrebanhamento encontrando-se no ser mediano e aninhando-se nesse aceitar barato entendido como suficiente e fazendo daí uma execrável zona de conforto; não é o que temos para hoje?


Talvez o cristianismo desfigurado não tenha sido o único causador do quadro exposto, ele pode ter sido mais uma importante ferramenta para suportar o homem sobre o planeta amenizando o que estaria por vir, ainda que seja difícil entender todo esse estado de coisas por conta de deturpações a toda prova; ou porque permanecemos contidos em uma espécie de vórtice da Torre de Babel, mesmo que tudo possa parecer indesculpável e não te convenças a mudar em nada suas irretocáveis observações.


072.n cqe