sábado, 28 de outubro de 2017

Patologias ainda desconhecidas



Quantas das minhas doenças serão devotadas à minhas fraquezas?

Reconhecidas ou não, todos temos manhas, manias, birras ou patologias as quais na sua maioria, independentemente das nossas vontades, nos acostumamos e possivelmente apresentamos humores obrigatoriamente instáveis, ao vivermos desconfortos diários por conta da ânsia que reside na própria causada: a ciência desta realidade.


A luta em resolvê-las – quando finalmente definida - é determinada por várias e austeras frentes em inúmeras situações, mas, pode que na mesma proporção se mantêm manifestas e intactas também, simplesmente devido à falta de vontade de conscientizar-se do problema.


Difícil, e bastante natural, igualmente, é constata-lo e não saber como agir. No entanto a não admissão seja como uma mecânica auto protetiva, por desacreditar o alerta de um que outro – às vezes em tom de brincadeira - que se arrisque ou mesmo da fraqueza natural do enfrentamento de outros tantos, se torna doloroso a todos aqueles que nos amam. Pois nada podem fazer enquanto observam o lamentoso fardo anexado, ampliando a triste e amarga sobrevivência do ente querido.



Em rápidas pinceladas, acreditamos que ao se constatar; quando desconfiamos que algo em nós precisa ser mudado, enfrentamos talvez o que venha ser o muro mais alto entre nós e a cura: a disciplina espartana para sanar a incômoda descoberta. E ao que parece, ao analisar historicamente nosso comportamento, é bastante provável que muitos de nós, pressentindo o espinhoso embate, preferimos não luta-lo.

Porque não se trata apenas da dificuldade no autopoliciamento; afinal, é possível que o período de recuperação consuma o mesmo espaço tempo tomado por determinada disfunção para assumir sua, agora constatada, indesejável existência.


Manter-se em vigília constante e meditar a incansável postura de determinação ao perceber-se pronto a enfrentar a ilusão doentia que nos assolou por anos, serão, provavelmente, as maiores dificuldades, ou talvez as provas mais difíceis a serem vencidas a fim de nos livrarmos de apêndices há muito descartáveis, quando finalmente se sabe atacado e se conscientiza de que precisa resolver-se.



013.o cqe