sábado, 9 de junho de 2018

Antes das convulsões




Também sou dado à crítica gratuita. Infelizmente não estou só. Basta olhar apenas uma vez para alguém que entendemos “esteja se passando” isto é, que não condiz com nosso padrão social de comportamento. Alguém cujo espírito; não temos a mínima ideia da formação anterior àquele instante, ainda assim apontamos o dedo.


Ouvi sobre o Ghandi, ainda na minha juventude; uma mãe levou seu filho para que o Mestre da Compaixão desse algum conselho para o filho sobre a ingestão de açúcar; ao que Ghandi respondeu que voltasse dentro de um mês. Passou-se o tempo solicitado e a mãe retorna e o filho ouve “meu filho, não coma mais tanto açúcar; porque tudo em demasia ao corpo se torna veneno”. A mãe imediatamente o questiona, por que não o aconselhou no primeiro encontro? E O Mestre respondeu “porque eu ainda comia açúcar”.


Carrego esta pequena passagem há anos – e provavelmente já a utilizei neste espaço - e recentemente tenho pensado sobre alguns colegas do cotidiano aos quais venho agindo como o personagem anterior cuja primeira reação é apontar o dedo, mas, finalmente, após anos de ataques impetuosos venho tentando me recolher freando o primeiro ataque, a primeira resposta, entendendo que se as minhas ações de compreensão, de entendimento sobre o respeito não mudam: jamais posso apontar e muito menos especular a ação alheia.

E por que colocar este clichê, esta observação óbvia contida em milhares de textos de autoajuda?

Devido à dificuldade que estou encontrando, onde, ainda que saiba o que precisa ser feito, como devo me comportar, não o faço. E, ao mesmo tempo em que confesso minha dificuldade, entendo que ao registrá-la, não apenas meu compromisso tende a se materializar de alguma forma como também penso tornar, a partir deste apontamento, mais um instrumento – torna-lo uma prática - para vencer esta luta, demonstrando antes de tudo, com esta exposição, minha vontade verdadeira de alcançar o objetivo.


Esta preocupação maior vem se apresentando a partir do instante vivido ao qual temos assistido uma série de pessoas se exasperando e falando o que querem nas mídias e redes sociais. Pessoas até com muito poder de influência, tendendo a polarização perigosa da opinião que carrega toda uma série de seguidores que pouco ou nada sabem sobre o assunto em epígrafe, sobre o contexto, e menos ainda, sobre o que se esconde sob as vontades ali, não explicitadas.


É muito perigoso expressar-se, e ainda mais se esta conversa leva a polarização. Nada do que é tendencioso sem o conhecimento devido deve ser explicitado, muito menos por pessoas que possam angariar partidários para uma causa que não se sabe as razões às quais se deu.

Voltando ao clichê da autoajuda; se quero mudanças, preciso promover a mudança, primeiro, a partir do meu entendimento.

032.p cqe