sábado, 30 de junho de 2018

Da mecânica à prática




Da série, "Mecânicas para um viver melhor"; venho trabalhando uma bastante oportuna. É claro, quando meu auto policiamento e disciplina permite dela lembrar–me.

Esta prática consiste em agir como se tivesse atingido a maturidade, isto é, se a decisão imediata leva a opção de uma atitude intempestiva, busco, imediatamente antes da reação, me imaginar alguns passos a frente do meu estado atual.



Imaginar-se superior aquele estado momentâneo, quando já há alguns anos à frente do flagrante, obrigatoriamente mais maduro, portanto esperto e vivido, automaticamente entender-se-á que aquela ação desregrada não faz sentido algum.

Tente este exercício; antes de agir avance alguns paços à frente – mas não em direção ao oponente. Use a mecânica do passo a frente. Não sou o que sou agora, sou o que sou depois; em verdade somos.

Pensando assim, quantas das nossas atitudes terão outro sentido, caminharão para outro resultado, no entanto, muito provavelmente, trazendo um bem viver para minha alma agitada, sempre pronta à primeira resposta, a mais agressiva, a derradeira.

Para acessar melhor esta ideia, imagine-se alguns anos antes do instante atual – mais ou menos duas décadas do teu agora - lembre-se de algo que o incomodava demais e hoje não faz o menor sentido a atenção dispensada à época; esta é a questão; porque já não faz mais sentido?



046.p cqe