domingo, 24 de novembro de 2013

Autossuperação



  Richard Dawkins conta que durante um programa de entrevistas em uma determinada rádio americana, chamou-lhe a atenção um ouvinte que pareceu o provocar, dizendo que, se Deus não existe - tese defendida farta e abertamente pelo escritor - ele pode sair às ruas e cometer qualquer tipo atroz de crime que nada lhe acontecerá no que diz respeito a “pagamento” ou punição futura. Caso escape das leis comuns à sociedade; pois entende, a partir da explanação de Dawkins, que, a inexistência de Deus o exime de qualquer punição.

Devemos entender que toda esta história é um absurdo, mesmo da parte do autor que garante que a viveu, quanto a do pobre diabo que telefonou-lhe, pois, independente das ideias do primeiro – é certo que cada um pode lançar na mídia o que bem entender, afinal todos tem seus interesses e formas que encontraram de fazer fama ou gastar seu tempo como bem lhe aprouver -; Deus jamais nos corrigirá. Será simplesmente, em algum tempo distante, - em algumas situações é muito distante mesmo – que nós mesmos enfrentaremos nossas consciências (quando finalmente descobrirmos que a possuímos e para que servem), quando enfim entendermos com outras perspectivas que não a limitada mente humana, que então estamos vivos e somos eternos, porém isto não terá nada a ver com Deus, este momento jamais envolverá Deus como alguns de nós O temos devido a garantias terceiras, mas sim, esse encontro se dará, ele será: de nós para nós mesmos. Deveremos chegar a um estado onde Deus finalmente será assimilado pela nossa consciência, (mesmo que continue sendo importante para um determinado grupo e não para outro) e então o ser pensante entenderá finalmente que seus caminhos quando obtusos e egoístas independem do Ser Magnânimo ou ao invés de continuar trilhando apenas o caminho Dele inicie um caminhar com Ele.

O que desagrada mais nesta historieta do ouvinte é sua falta de jeito, afinal devemos buscar uma posição confortável de existir onde nossas atitudes jamais serão o reflexo deste ou daquele amigo, parente, pai, ou Mestre Enviado. Teremos que alcançar um padrão de existência pessoal e único que nem mesmo Deus deverá ditar nosso comportamento, por que em assim sendo, se o fizermos; se moldarmos nosso portar-se mesmo em Deus, significa que ele não é singular, não é nosso, é de alguém outro. 

Por um tempo incontável será louvável que nos espelhemos em grandes nomes e até no Ser Magnânimo que tudo criou para que tenhamos sempre a Alma que preceda a nossa chegada onde quer que seja. Este deve ser um objetivo, mas não o principal. É essencial que ele evidencie o que somos; que façamos com que nosso espírito puro exale a nossa pureza; demonstre a nossa força de vontade, o nosso caráter, que pode ter sido adquirido de incontáveis existências, mas jamais deve ser o que é por estar apenas vinculado a alguém; a um modelo.

Somos únicos, e como tal, devemos conquistar a unicidade verdadeira, plena e total.  

027.g cqe