sábado, 23 de maio de 2015

Vidas e Teses e Pontes e Continuidade...



Invariavelmente, homens verdadeiramente inteligentes e donos inclusive de apurada consciência crítica, são atacados por sofrimentos atrozes ao final da vida. Onde não é demais afirmar que, com certa constância, esse desconforto, perpassa em grau ou distância o que ataca seus iguais que desfrutam de uma vida normal; seus personagens de estudos. Justamente pelo motivo de que o conhecimento humano não atinge as verdades que formam os elos necessários a suplantar a matéria, portanto, não sendo possível solidificar teses defendidas arduamente, - até além do estado sobranceiro, hospedeiro quase natural que mantém ativa discussões ultrapassadas - ainda que a vida os arraste levando-os até que eles próprios e seus tempos caduquem.

O sofrimento do homem que conhece é infinitamente mais dilacerante que a angustia vã do incauto. Este desiste; o primeiro jamais. Mesmo intricado em dúvidas insanáveis.

Enquanto caminhamos rumo ao desconhecido, construímos ou não, com nossas descobertas e vivências, uma espécie de ponte. Daquelas, possíveis apenas de serem visualizadas durante a construção, em documentários. De dimensões infindas, avançam centímetro a centímetro em um espaço vazio – em um nada - jamais explorado. Com a diferença de que, na resultante da busca; dos estudos; do conhecimento; não é possível visualizar a outra margem.

Alguns imaginam o que há além, somado ao que se contenta e se agrada no que ditam outros que nisso se comprazem, os sustém e se sustentam. Suas construções são frágeis, porém eles disso não desconfiam. Acreditaram em seus idílios ou no que ouviram nas ruas que, por sua vez, é repetido nos templos que conhecem o jogo das palavras.

Esses, de crenças assumidas, vão-se, mas ninguém nunca soube sobre eles, porém para aquele que pensa; tudo é transformado em dificuldades, através da sã aparência. Nada os convence de que as páginas escritas originalmente são exatas, - tanto por entenderem de manipulação como por jamais terem se interessado por elas - contudo, seu aprendizado levou-nos a um eruditismo que, por mais aplicada que tenha sido a pesquisa, por mais ampla, por mais extensa, falta-lhe um elo. Falta-lhe um desfecho que não apenas convença, porém, que o faça acreditar. E este é seu segredo sepulcral; a solidão do incansável estudante solitário.

Por defender determinada teoria durante toda uma vida; a mente, que caminha caminhos indecifráveis, incorpora a exclusividade da ideia defendida na busca como uma verdade, porém, isso não lhe dá garantia plena post mortem, ou pior, ao atirar-se em estudos, em defesas ferrenhas, esqueceu-se, o aluno, que a vida, o caminhar, não poderia ter se resumido apenas a isso se antes não atapetou seu andar por alguma senda acética de transcendência à matéria. E como castigo, a mesma mente cética, traz agora – ou somente agora -, a questão do depois.  

Isso jamais será dado ao homem – porém essa verdade transformada em cisma não o contém. O homem nasce fadado a confiar que, justamente por encontrar-se só, ele jamais está só, contanto, somente há um caminho para esse atirar-se; é a fé, assimilar a força da fé que não nasce apenas da inteligência, do conhecimento, da sabedoria. Esses todos; são ferramentas que farão com que ele, ao chegar à cabeceira da ponte inacabada, - e graças a Deus assim sempre será - entenda que há apenas uma certeza a partir daí; o salto. Todo aquele que levar sua ponte com dedicação e desprendimento até o seu derradeiro suspiro poderá ter a certeza de que a construção foi ao seu máximo e depois dali só precisa saltar. Chegou-se ao limite possível e esse é o limite de cada um para acessar o infinito desconhecido – ou seja, continuar seguindo.

Digo que isso é maravilhoso, ainda que assuste até mesmo os homens de fé, porém é mais difícil àquele que viveu a ilusão do estar confortavelmente instalado.

E por que o homem que sabe não faz isso? Por que ele apenas sofre? Porque ele continua pensando; ele acredita que seu conhecimento é – deveria ou terá na hora derradeira - a resposta. Que sua inteligência é a resposta, porém não é questão de acreditar, a palavra é confiar. E estas ferramentas que lhes foram dadas deveriam ter sido utilizadas também para isso. Para assimilar o abandonar a mente que tanto valor tem. Mas, para cessar o sofrimento ele terá que abandonar, momentaneamente, todo o conhecimento que não serve mais para nada agora, e então dar o salto buscando a outra margem que nada mais é que a continuação do existir. É mais difícil para o estudioso compreender isso, quem mais tem sempre terá mais medo de perder, o que nada tem se atira, esse é o segredo, mas todos ficarão bem de uma forma ou de outra.


067.i cqe