sábado, 26 de setembro de 2015

Ode a Nietzsche II



“Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você."

Nietzsche, Heráclito, Parmênides...

(...) “Heráclito era orgulhoso: e quando, em um filósofo há orgulho, é um grande orgulho. Sua atuação nunca o aponta a um ‘público’, à aprovação das massas (...). Traçar solitariamente o caminho é próprio da Essência do filósofo” 

Continua Nietzsche: “(...) o mundo precisa eternamente da verdade, precisa portanto eternamente de Heráclito, embora ele não precise do mundo. Que lhe importa a sua glória: A glória dos ‘mortais em incessante fluxo!’. Como ele brada com desdém. A sua glória importa aos homens não a ele; a imortalidade da humanidade precisa dele, ele não precisa da imortalidade do homem Heráclito”.

Nietzsche destaca como uma das qualidades mais significativas da cultura helênica o reconhecimento do alto valor da sabedoria. O provo grego pode ser conhecido como aquele que mais valorizou a sabedoria, prova disso é a grande importância que davam aos Sete Sábios: “A consagração dos Sete Sábios é um dos grandes traços característicos dos Gregos: outros povos têm santos, os gregos têm sábios”.


043.j cqe