sábado, 26 de setembro de 2015

Ode a Nietzsche III




"Será o Homem um erro de Deus, ou Deus um erro dos Homens?"

...e Schopenhauer - Taumatzein

... sinal de espanto e admiração, diz Nietzsche: “eis aqui o verdadeiro sinal da aptidão filosófica:  a surpresa diante do que se encontra sob nossos olhos” 

Neste ponto, o filósofo alemão estava de acordo com Platão, Aristóteles e Schopenhauer que também ressaltavam a ideia de que a admiração é “o sentimento filosófico por excelência”.

O Mundo como Vontade e Representação - Schopenhauer cita Platão: “É pelo esforço de se livrar de qualquer dúvida que o homem se torna filósofo, verdade que Platão exprime dizendo que ‘o espanto – taumatzein – é o sentimento filosófico por excelência”. Já Aristóteles na célebre passagem da Metafísica – Livro A, afirma que o espanto é o que “leva e levou os primeiro homens à especulação filosófica. No início, sua admiração voltava-se para as primeiras dificuldades que se apresentavam ao espírito; depois, progredindo pouco a pouco, estenderam sua investigação a problemas mais importantes tais como os do fenômeno da lua, os do sol e das estrelas, e, enfim, á gênese do Universo. Ora, perceber uma dificuldade e admirar-se é reconhecer a própria ignorância”.


042.j cqe