sábado, 17 de junho de 2017

“Clip da Enya”




Em um filme estarrecedor sobre a voracidade desmedida de economistas, apostadores yuppies e banqueiros que jogam com as dificuldades dos mortais comuns prestes a perder economias de toda uma vida e casas hipotecadas um dos personagens que observa a derrocada eminente, ao telefone com sua mulher, enquanto atravessa ruas de NYC, a meca do universo econômico, observa que ninguém está prestando atenção em nada. Ele não acredita que todos ali estão conduzindo suas vidas sem ao menos imaginar o que lhes aguarda; “parece que vivem no Clip da Enya”, espanta-se; em outro momento, leio no jornal que artistas de todo o mundo criaram e reúnem essas obras em um evento na Alemanha, inspiradas no medo e paranoia geral.

Imagino então que o medo que eles registram é tão somente o medo psicopatológico – é claro, excetuando o pavor real daqueles que estão vivendo in loco os horrores jamais imaginados.

Observando sob o contexto do filme, não há realmente a preocupação com o momento atual, são apenas aqueles desequilibrados emocionalmente que precisam de especialistas para curar suas fobias e voltar novamente ao “Clip”. Da nossa parte entendemos que nem mesmo estes, então em pleno surto, conseguem prever o que de verdade deveria dar medo se conseguisse observar o que não é percebido.

*


Não sabemos o que é distopia e muito menos que seus efeitos podem ser reais, e isto é bom, ainda que em algum momento teremos que passar por seus infinitos e ainda inimagináveis portais.



019.n cqe