sábado, 24 de março de 2018

Tragicidades midiáticas



Aquilo que inquieta, sempre foi a matéria prima da imprensa mundial, porém o deplorável atinge agora o ápice ao somar-se a presença massiva da classe que conta como fatia visível quando as invisíveis aparecem minimamente ou quando tornados foco e/ou retrato da tragicidade humana usada tão somente, aqui, para movimentar a arena.

Todos esses aficionados têm o que falar. E de posse de seus instrumentos eletrônicos e natos, dão vazão ao princípio basilar do comportamento desocupado – ser mediano que se ocupa minimamente mantendo-se por conta de ordinária subsistência. Observar a vida alheia pura e simplesmente, porém, na sua maioria em relação ao que desagrada – o agradável não raro pontua o lado hipócrita de cada um de nós.
 O que agrada, o que aperfeiçoa, é anotado – quando anotado – a um assinalar passageiro, ou, claro, se instigar o reboliço da situação principal: a balburdia que desperta a atenção para si, nunca para a coisa em si.



A coisa em si, aliás, está cada vez mais apagada, e entendemos que será um deus-nos-acuda quando ela for obrigada à luz.



Nas última semana, 13 disparos movimentaram ainda mais estes ânimos.


Colunistas ou não, reviraram anotações particulares para cada um a seu estilo, encontrar a melhor expressão, a palavra pouco usada, ou mais rebuscada para dar o tom a textos pretensiosos; quando sabemos que nenhuma caneta se mantém em pé quando basta um telefonema com a ordem de baixar o tom.


Quando não... ou uma vez fora dali, voltando ao macro da turba, talvez como a endereçada às cápsulas UZZ18, distraída talvez da coisa em si; venham a se deparar com uma realidade que passa ao largo do ilusória alheamento que somente não comove – demove - aqueles que deste tiram partido.

*

“O lamentável; é a vídia blindada, inexorável e robusta que rompe o caminhar humano. De alguma forma a história nos mostra que, invariavelmente, o novo tempo historicamente distancia-se de certezas, escasseando princípios e valores e abandonando o bem viver.” 

090.o cqe