sábado, 15 de agosto de 2015

Fontes outras...


...sempre há uma que nos sirva melhor a ser encontrada.

*

Dia desses, em um filme de ficção, o narrador colocou de uma maneira toda especial a diferença entre ter e ser. Desatento, invariavelmente a situei somente entre as lições religiosas espiritualistas, ainda que, para sempre, essa dupla antagônica apenas ao espírito ainda bruto será utilizada por seus iguais que insistem que a repetição é o melhor meio de manter adeptos atentos as suas ilações e efeitos milagrosos envoltos em mágicas dominicais. Porém, ali, o texto é apresentado de forma científica, e ainda que faça parte de um roteiro comercial, foi maravilhosamente bem anexado. Dando conta que; em determinado ponto o homem abandonou o conhecimento, a busca por seu conhecimento; o conhecimento em si; e optou pelo externo: a sua evolução materialmente falando e de suas maquinas e brinquedos. Mais ou menos como se, ao invés de tentar entender o porquê de sua existência – ser -, ou arrastá-la em paralelo, negligenciou este ramo, abortando-o. Dando vazão ao seu estado de deus criador, ou seja, ao invés de continuar como uma espécie de criação, que busca as raízes do seu criador; entendeu que descobrir-se; pesquisar sua gênese espiritual não era mais importante que chafurdar em cavernas descobrindo pinturas rupestres e fragmento de osso; a busca pela evolução mais acertada do corpo, por exemplo. Sua essência não era mais importante que a sua constituição corpórea e, em detrimento disso, a longevidade da matéria, apagando, rompendo com todos os vastos e riquíssimos ensinamentos que sempre promulgaram a nossa infinidade; a nossa eternidade como seres bem nascidos – e o mais interessante é que se abandonou tão necessária ação não devido à certeza de sua existência, mas por desistência. Imaginando-se, qual adolescente mimado, já estar apto a virar-se sozinho, abandonando seus tutores – diante de um quadro muito mais grave; quando não se conhece exatamente o poder destes muito menos a perversidade do que terá por frente sem eles - e, de posse de alguns badulaques arranjados resolveu soltar-se. É assim então, que o autor quer chamar a atenção; pois abandonamos o “ser”, a conexão com o conhecimento que faria de nós homens habilitados com nossa essência para optar, para pegar carona apenas no claudicante conhecimento – e o aperfeiçoamento - da subsistência, a qual, o máximo que nos tem dado é o avanço, a supremacia entre nós mesmos; entre os povos no que diz respeito aos parcos domínios da matéria, e então, volto ao elo perdido, quando houve essa divisão, essa ruptura à opção ao caminho do ainda adolescente para o conhecimento completo, foi abortada da mente humana o interesse ao retorno ou mesmo a continuidade da busca por suas origens.

Digo agora que o mais importante não seria a busca ao retorno efetivo, ou a segura proteção de entidades superiores, mas superado isso após a Verdadeira Conscientização, então retomar o paralelo a isso: onde o andar continuado à evolução material teria sido, ou estaria sendo muito menos traumática.

Vem-me a mente agora o exemplo bem claro do aluno dedicado às artes marciais que, não abandonando o ego, rompe com o mestre antes da importante conclusão da disciplina, quando, uma vez devidamente instruído, lhe seria passada a iniciação derradeira e mais importante; assim, sai esse despreparado ego ambulante ensimesmado e entendendo-se superior a maioria que não participou do seu, ou de aprendizado algum. No quadro exposto, todos sabem, reconhecem sua superioridade, porém desconhecem o que omitiu; que o desfecho está muito além de suas possibilidades; afinal o que ele realmente conhece sem o domínio total da técnica?


013.j cqe