segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Netethics





E por que não da certo? Porque não sabemos utilizar o “caldo” positivo; prático, preparado com o tempero do bom senso, selecionado apenas com as lições que tornariam nosso contrato, nossa constituição justa e igualitária ao serem pinçados com critérios mesclando inteligência e sabedoria. Isso, definitivamente, perdeu-se ao longo do tempo.

Hoje nos utilizamos de uma rede macabra, nociva, como um escamote para avalizar nossas ações mais perversas que chamo de "Netética*". Não assumimos responsabilidades ou culpas, com escusas, menos por ignorarmos e mais por nos aproveitar da oportunidade de saber que todos aqueles que serão convencidos não o sabem – ou por algum motivo que os mantém refém da situação construída. Verdadeiros acovardados em meio a opções que se auto impingiram. Tanto no que se refere a falácias; a tratarmo-nos de falastrões, quanto às barbaridades defendidas.

Agarramos-nos a informações inventadas, meias verdades, a-éticas para continuar cometendo atrocidades ou insistindo por caminhos que nos mantêm como mentirosos, estupradores, drogados, infiéis, bêbados, traficantes, promíscuos etc. sob um véu social que finge não ver tais ações; que resultam no quadro exposto. Com a justificativa de que, mal ou bem, estamos indo, e, para sustentar esse social insano nos valemos de uma rede invisível que dá suporte e permite a continuidade tanto das desculpas quanto fornece argumentos sem sentido que são pacificamente aceitos ou permitidos como evasivas que poderemos nos valer - se já não o fazemos - desde que, cercados das explicações devidas que podem ser repassadas quando a vítima é confrontada no; “o porquê sofre calada por tanto tempo?”; ou seja, a vítima não é vítima, mas foi conivente por toda uma vida porque estava convencida de que não era uma vítima – o problema reside no fato de que a própria vítima se vitimiza, mas entende que o processo deve funcionar assim porque o estado, a sociedade toda esta corrompida por ele; está corrompida ao ser conivente com um invisível, porém inextricável e sempre presente, a-contrato social. E uma de suas regras mais perversas; um de seus princípios menos aceito (abertamente) e mais utilizados diz respeito ao fato de que todos sabem que aquilo que está sendo dito é uma mentira, porém, quando envolvido em motivos que podem ser repassados aos demais como mentiras aceitáveis; todos os “lapsos” podem continuar ocorrendo uma vez que seja mantido o “equilíbrio material”.  E no meu entendimento o carrasco, o pedófilo, o infiel, o mentiroso, o assassino, o agiota, o estuprador, o déspota, o cafetão, o corrupto, o esperto e todo aquele que foi anexado a nossa sombra para extorquir (no comércio, no trabalho, na igreja, na família, na via pública...) valeu-se do que anotei acima como “Netética”, uma rede “anti/social” no que se refere a sociedade como princípio de decência. Que encobre os podres do escroto que está no comando. Mas este intrincado processo é tão utilizado quanto visível, porém ele corre como um esgoto fétido a céu aberto onde se nem todos veem, todos sabem de sua existência, e pior, todos dele se aproveitam, o que o transforma em uma vala enorme que invariavelmente acaba despejando todos os detritos sobre nós mesmos.

Reféns, de uma forma ou de outra, aguardamos em silêncio nos nossos porões maquiavélicos a oportunidade de tomar a frente de algum negócio escuso e fazer valer a nossa oportunidade de utilizar a rede. Assim, a “Netética” vem sendo utilizada tanto para o “bem” quanto para o “mal”, embora ao final das contas, somente alguns poucos entendem que ela só serve ao mal e, se olharmos ao redor, poderemos enxergar que todos somos vítimas reais acertando as contas por conta da própria conivência; é tudo uma questão de tempo.

*Netética; A rede invisível assumida como possível e eticamente aceitável, que sabe-se útil para manter o delicado sistema a-ético funcionando. Onde todos concordam pacificamente, por entender que se não agora, em algum momento se se mantiverem acovardados, omissos, coniventes com as ações tidas como normais em seu entorno, poderão também utilizá-la a seu favor em algum momento oportuno.


007.j cqe